Tenacious D - Uma Dupla Infernal (Tenacious D in The Pick of Destiny)

Muitas são as obras que exploram de maneira enfática o universo Rock 'N' Roll. Talvez uma das grandes produções do "gênero" tenha sido o mockumentary "Isto é Spinal Tap", que revelou o dia a dia de uma banda britânica completamente insana. Sendo o "documentário" uma grande piada, orquestrada pelo diretor Rob Reiner, muitos veículos de comunicação da época acabaram acreditando no que estavam vendo, fato que o transformou em algo mítico. 

"Tenacious D - Uma Dupla Infernal" (título genérico para "The Pick of Destiny", que ao pé da letra significa "A Paleta do Destino") está longe de ser algo importante como "Isto é Spinal Tap", mas pode ser considerado um filme essencial para os fãs de metal mundo afora. A história é a seguinte: uma dupla improvável de metaleiros se forma em Venice Beach. Um belo dia, ambos percebem que todos os grandes guitarristas da história (de Robert Johnson até Eddie Van Hallen) foram os detentores de um tipo de paleta específico. Eles descobrem então que não se trata de uma paleta qualquer, aquilo é na verdade um dente do demônio que opera "milagres" nas mãos de quem a usa. Um plano para roubar o artefato então é traçado... eles precisaram apenas invadir o museu Rock 'N' Roll Hall of Fame, pois a paleta está lá, espetada na Gibson SG de Angus Young. E tudo isso para conseguirem a grana do aluguel, além de finalmente alcançarem o talento necessário para compor uma obra de arte.

O projeto foi idealizado e executado pela banda/dupla Tenacious D - formada por Jack Black e Kyle Gass - e dirigido por Liam Lynch, amigo dos caras e antigo colaborador. Apresentando humor de qualidade - que em vários momentos beira o nonsense e a imbecilidade total -, "Dupla Infernal" oferece sequências musicais simplesmente impagáveis: "Master Exploder" explode a cabeça dos fãs, "Break In-City (Storm The Gates!)" mostra o gordo Jack Black agindo como um ninja, "Dude (I Totally Miss You)" exalta o bromance. São composições inspiradas, que além de bem humoradas, trazem certa pureza do metal, unida a uma pegada folk/rock fortíssima. Completando o pacote, o bom roteiro se amarra de forma inteligente, moldando uma história de simbolismos clássicos.

O resultado positivo vem do entrosamento impecável de Black e Gass, que além de serem amigos de banda e turnês a fio, já foram os protagonistas do seriado de TV "Tenacious D". O diretor Liam Lynch dirigiu alguns segmentos desta série, como o clipe de "Tribute", canção que fala de um encontro com o diabo em que eles tocam algo sensacional, mas depois se esquecem, sendo "Tribute" apenas um "tributo a melhor canção do mundo". Esta doideira claramente inspirou todo o enredo do filme.

Mas o que dá moral extra para a produção são as participações especiais. Ícones do metal dão o ar da (des)graça na fita, como o lendário mestre Ronnie James Dio, Meat Loaf e David Grohl como Satã (papel que já havia realizado em "Tribute"). Grohl na verdade é um colaborador assíduo do Tenacious D, e já tocou batera com eles em turnês e programas de auditório. Além desses caras o elenco conta também com Tim Robbins, John C. Reilly e Ben Stiller (que também é creditado como produtor executivo).

Em resumo: se você curte rock, comédias com uso de drogas alucinógenas e amigos inseparáveis, precisa ver/ouvir "Tenacious D in The Pick of Destiny". 






Tenacious D - Uma Dupla Infernal/ Tenacious D in The Pick of Destiny: EUA, Alemanha/ 2006/ 93 min/ Direção: Liam Lynch/ Elenco: Jack Black, Kyle Gass, JR Reed, Ronnie James Dio, Fred Armisen, Tim Robbins, Ben Stiller, David Grohl, Meat Loaf, John C Reilly

[COLE AQUI]