Caça aos Gângsteres (Gangster Squad)

"Caça aos Gângsteres" realiza uma proeza digna de ser lembrada: mesmo parecendo impossível, o filme erra em praticamente tudo.

O primeiro trabalho de Ruben Fleischer, o famoso "Zumbilândia", foi algo agradável de se ver. O filme sobre mortos-vivos oferecia um humor inteligente, que bebia desmedidamente da rica fonte "Shaun Of The Dead", mas isso sem perder a personalidade e por aí vai. A direção de Fleischer naquele momento se mostrou visualmente arrojada, algo que as novas audiências poderiam facilmente catalogar como "memorável". 

Mas após esse sucesso todo o diretor parece ter se perdido no caminho. E mesmo depois do péssimo "30 Minutos ou Menos" (seu segundo filme), ele ainda conseguiu reunir um grande elenco para o aguardado "Caça aos Gângsteres". Só que ao invés de entregar um "épico do crime" digno de nota (pois estas eram as expectativas), o cara estourou o próprio pé com um tiro de Thompson. Ou seja, o estrago foi grande.

Os primeiros minutos da obra até que são simpáticos. Algumas promessas de violência exacerbada são feitas (mas infelizmente não são cumpridas), temos então a apresentação do vilão, do herói... tudo envolto por um texto canhestro e meio exagerado. Mas até ali tudo bem, você pensa que a produção está tentando criar uma personalidade diferenciada, que foge um pouco do esquema "filme do gênero". Mas não. A história do esquadrão de policiais montado para desmantelar o império de um gângster em L.A. simplesmente não convence... em momento algum, de forma nenhuma - lembrando que tudo é supostamente baseado em uma história real.



O fato é que mais que rapidamente todos os problemas possíveis que um filme pode conter aparecem de maneira impiedosa. A deficiência principal está no roteiro de argumentos inconsistentes, previsíveis, que atropelam o bom senso com crueldade e exploram superficialmente personagens superficiais. Vemos o uso descontinuado de piadas infames, muitas atitudes incoerentes, motivações caricatas, questionamentos morais escassos e patéticos. 

O texto empurra sua trama ribanceira abaixo, fazendo com que o andamento da mesma se torne algo tão absurdamente descompassado que nem a montagem consegue resolver a falta de sentido e coesão daquilo que está sendo contado. Uma bagunça desmedida, descabida e basicamente surreal. O roteirista Will Beal, antes de adaptar o livro "Caça aos Gângsteres" de Paul Lieberman, havia escrito apenas cinco episódios do seriado "Castle", e diante deste irrisório currículo faça seu julgamento.



O elenco, que conta com os astros Sean Penn, Josh Brolin, Ryan Gosling e Emma Stone, nada pode fazer em meio a este tiroteio às cegas - as palavras saem de suas bocas, mas a credibilidade nunca é ouvida. No começo, diante do calibre da produção e dos atores contratados, tudo oscila entre "algo que parece certo" até "algo extremamente errado". Mas em determinado momento a oscilação acaba e apenas a sensação de que está tudo errado predomina. É simplesmente trágico ver Sean Penn gritando uma das falas mas ridículas do cinema, tentando fazer dela sua "say hello to my little friend!". É de dar pena.

E onde fica o visual arrojado de Ruben Fleischer? Simplesmente soterrado por esta tonelada de problemas. No entanto, é realmente difícil determinar de quem é a culpa em uma situação absurda como essa. Aparentemente o roteiro e direção erraram miseravelmente, mas é bem provável que alguma interferência de estúdio (ou seja lá o que for) tenha contribuindo para esta verdadeira presepada - seria a única explicação plausível na verdade. Mesmo assim, o que temos é uma decepção de proporções criminosas.

PS: divirta-se com o trailer, que é 1000 vezes melhor que o filme.





Caça aos Gângsteres / Gangster Squad: EUA/ 2013/ 113 min/ Direção: Ruben FleischerElenco: Sean Penn, Holt McCallany, Ambyr Chuilders, Josh Brolin, Ryan Gosling, Jack McGee, Evan Jones, John Aylward, Jack Conley, Emma Stone, Nick Nolte, Anthony Mackie, Robert Patrick, MIchael Peña, Giovanni Ribisi, Frank Grillo

[COLE AQUI]