Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo)

Parece fácil entender o interesse de David Fincher em adaptar algo como "Millennium – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres", afinal a obra (inspirada no best-seller póstumo de Stieg Larsson) é uma mistura doentia de "Seven – Os Sete Crimes Capitais" com "Clube de Luta".

Entregando uma direção perfeita (como de costume), Fincher apresenta agora sua versão dos fatos, mediante a primeira e eficiente adaptação sueca do livro. Temos então um olhar mais maduro e focado, de quem entende e capta como ninguém a subversão descrita por Larsson. O diretor adora histórias de serial killers, fato confirmado com a repetição do tema em seu didático "Zodíaco".

Sendo o roteiro um dos pontos de maior destaque, é certo dizer que o experiente Steve Zaillian entregou um thriller adaptado criativo e de muita qualidade, com um texto bem trabalhado e personalidades aprofundadas, embora, em alguns momentos, possamos perceber que lhe faltou certo controle do tempo, elemento importantíssimo para que histórias e personagens, paralelos e secundários, se desenvolvam e se dissolvam de forma mais natural.
  
Um grande elenco marca presença, começando por Daniel Craig e seu corajoso jornalista Mikael Blomkvist. Temos também o excelente Christopher Plummer, Stellan Skarsgård, Steven Berkoff e a bela Robin Wright. Mas quem rouba a cena é inevitavelmente a garota com a tatuagem de dragão, Lisbeth Salander, interpretada de forma assustadora por Rooney Mara. A jovem intérprete já trabalhou com Fincher em "A Rede Social", e com esta nova parceria foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 2012, com sua punk/clubber/cracker extremamente inteligente e vingativa. 

No final, "Millennium – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" é uma instigante opção para quem gosta de longas cerebrais e investigativos. O diretor, além de fazer da cidade de Hedstad um personagem chave do filme, conta de maneira envolvente a busca pela verdade no desaparecimento, ocorrido 40 anos atrás, da garota Harriet Vanger. Mas logo nos créditos iniciais fantásticos, que são acompanhados por uma versão estilizada (by Trent Reznor) de "Immigrant Song", você já percebe que não está perdendo seu tempo.  

Confira o excepcional trailer:



Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres/ The Girl with the Dragon Tattoo: Estados Unidos, Suíça, Inglaterra, Alemanha/ 2012/ 158 min/ Direção: David Fincher/ Elenco: Daniel Craig, Rooney Mara, Cristopher Plummer, Robin Wright 

[COLE AQUI]