Tiranossauro (Tyrannosaur)

"Tyrannosaur" é o primeiro filme dirigido e roteirizado por Paddy Considine, mais conhecido por sua prolífera carreira de ator. Esta obra de caráter pessoal (mas não biográfico) é um passeio pelo Norte da Inglaterra de algumas décadas atrás, repleta de angustiantes personagens reais que enfrentam a vida ao invés de vive-lá, mas não como uma escolha - claramente - e sim uma sentença.

O experiente ator Peter Mulan interpreta Joseph, um viúvo auto-destrutivo, violento e alcoólatra que se afunda dia após dia em sentimentos de raiva que quase lhe roubam a sanidade. Em um desses surtos ele mata o próprio cachorro com um chute, sendo este um estopim que o levaria inconscientemente (na verdade nem tanto) a querer mudar. Com seu único amigo do mundo morrendo de câncer, ele se vê sozinho em uma existência de pouco sentido e muita dor.

Do outro lado temos Olivia Colman, a jovem e talentosa atriz que interpreta Hannah, mulher religiosa de sorriso puro e farto. Mas por trás de sua caridade e oração se esconde uma esposa coagida e infeliz, que sofre nas mãos do marido James (Eddie Marsan, sempre malfeitor, sempre excepcional). O relacionamento um tanto doentio dos dois (a loucura dele unida a aceitação dela) pode parecer absurdo em um primeiro momento. Mas é comum, simplesmente.

No entanto, Hannah e Joseph juntos buscaram a redenção que tanto almejam. Meio que de uma forma disfuncional, enquanto tentam se afastar, eles se aproximam, pois estão sozinhos e precisam um do outro. Mas a realidade é cruel, e este é um filme realista, acima de tudo. 

A direção de Considine é pálida e bela, mas é seu roteiro que realmente chama a atenção. Os detalhes de cada personagem, tanto principais como secundários, são ricos e elucidativos. O tema pesado e depressivo demonstra coragem e principalmente atitude do diretor, que une lembranças de seu próprio passado a uma história ficcional devastadora. O filme venceu prêmios importantes por todo mundo, sendo os principais o britânico BAFTA, Sundace Film Festival, British Independendent Film Awards e Chicago International Film Festival.

No final, "Tyrannosaur" deve ser visto por aqueles que apreciam histórias brutalmente reais e buscam melhor entender a vida... Tudo como uma forma de aprendizado.

PS: O título "Tyrannosaur" é uma metáfora explicada no filme, e não vem ao caso revelá-la.






Tiranossauro/ Tyrannosaur: Inglaterra/ 2011/ 92 min/ Direção: Paddy Considine/ Elenco: Peter Mullan, Olivia Colman, Eddie Marsan, Paul Popplewell, Ned Dennehy

[COLE AQUI]