A Perseguição (The Grey)

"Once more into the fray 
Into the last good fight I'll ever know 
Live and die on this day 
Live and die on this day"

Depois de dirigir obras não tão relevantes, como "Esquadrão Classe A" e "A Última Cartada 1 & 2", o diretor e roteirista Joe Carnahan parece ter finalmente acertado na sua escolha de tema com "A Perseguição", filme que acompanha a trajetória de seis trabalhadores de uma usina de petróleo, que sobrevivem a queda de um avião no Alasca. Enfrentando condições extremas de temperatura, o desafio deste grupo será resistir ao territorialismo dos lobos da região, que os seguem e atacam de forma instintiva. 

Como líder do grupo surge Ottway, experiente atirador que cumpria a importante função (e conveniente, no caso) de proteger os funcionários dos lobos que constantemente tentavam atacá-los durante o trabalho na usina. Conhecedor dos hábitos e costumes dos animais, ele inspira o grupo a agir de forma coesa mediante as violentas investidas da alcateia, buscando sempre uma forma de neutralizá-la. 

O interessante de "A Perseguição" é que o roteiro vai além do gênero "survivor", explorando sabiamente o histórico dos sobreviventes, mesmo que em alguns casos essa análise seja superficial. Com isso, importantes questionamentos que surgem no limiar da existência ganham foco, como a crença ou descrença em Deus, as razões do destino, a oportunidade de uma segunda chance, e mesmo a valorização das pessoas amadas, dos pequenos gestos que significam muito nos momentos em que o medo da morte está presente acima de tudo.  

No entanto, certo tempo fundamental é perdido com a construção de esteriótipos manjados. O antagonista elaborado se mostra comum, e sua função (ser um simbolo da redenção) pode ser farejada a quilômetros de distância. Só que mesmo perdendo um pouco de seu andamento, a fita empolga pela competente equipe de atores, que tem como destaque o experiente Liam Neeson, ator irlandês que encorpora com profundidade seu Ottway, um homem problemático, traumatizado pelo passado e que, no presente, flerta com o suicídio. Diante da (im)posição de se tornar líder, ele se transforma em outra pessoa, encarna o personagem do poema de seu falecido pai, alguém que busca uma luta digna antes de se entregar.

Em resumo: "A Perseguição" é um eficiente trilher de sobrevivência que investiga a capacidade humana diante do medo da morte. Toda a perspicácia do protagonista, com sua frieza de raciocínio invejável e seu natural posicionalmente como líder, é algo que conquista o público de imediato. Acompanhado por uma sutil e bela trilha sonora, o filme oferece emoção e tensão na medida certa. O roteiro, apesar de apostar em elementos ligeiramente batidos, consegue surpreender diante da naturalidade de algumas escolhas. A direção também cumpre bem sua função ao manter o foco sempre nos personagens, na escuridão em que eles se encontram, nas paisagens belíssimas e ao mesmo tempo aterradoras. E claro, temos lobos assassinos de olhos brilhantes... e isso também é muito legal!
























A Perseguição/ The Grey: EUA/ 2011/ 117 min/ Direção: Joe Carnahan/ Elenco: Liam Neeson, Frank Grillo, Dermot Mulroney, Dallas Roberts, Joe Anderson, Nonso Anozie, Jamie Bagde Dale, Ben Bray

[COLE AQUI]