Diante de uma catástrofe como o 11 de Setembro, o que poderia um artista fazer de mais enfático para ajudar? Paul McCartney não se contentou em realizar algo pequeno. "Por não ser um bombeiro, para auxiliar diretamente com os escombros, vou fazer um show, pois sou um artista", afirmou o ex-beatle no documentário "The Love We Make", que foi ao ar no dia 10 de setembro de 2011 no canal Showtime.
Filmado em 2001, a obra dirigida por Bradley Kaplan e Albert Maysles só foi liberada 10 anos depois do acontecido, servindo de homenagem para as vítimas e lembrando dos artistas que na época se mobilizaram e fizeram algo digno de nota. O show beneficente "The Concert For New York City", que ocorreu no estádio Madison Square Garden, foi organizado e realizado por McCartney apenas um mês após o atentado, e reuniu alguns dos maiores nomes da música, cinema e política, como David Bowie, Jim Carrey, Eric Clapton, Bill Clinton, Billy Crystal, Leonardo DiCaprio, Harrison Ford, Mick Jagger, Keith Richards, Jay-Z, Billy Joel, Elton John, James Taylor, The Who, Harvey Weinstein, Bon Jovi, Ozzy Osbourne, entre outros (fato curioso: sendo mais um registro do que um filme propriamente dito, é muito interessante analisar a naturalidade destas estrelas interagindo nos bastidores.)
Só que além da mensagem solidária, a fita é, principalmente, deveras obrigatória para os beatlemaníacos de plantão. Em todos os documentários feitos até hoje, nunca antes Paul McCartney esteve tão "ao natural". A câmera acompanhou passo a passo a produção do evento, os ensaios, suas muitas entrevistas, seus discursos e pensamentos sobre o tema, tudo isso revelando o cantor como ele verdadeiramente é, quase sempre brincalhão, por vezes extremamente marqueteiro, mas acima de tudo um patrão dedicado e rígido quando necessário. Ver o astro conversando honestamente com Eric Clapton, explicando ao guitarrista como improvisar em cima da música "Freedom" (composta especialmente para o espetáculo) é algo excepcional. Podemos acompanhá-lo também em caminhadas pelo centro de Nova Iorque, onde é abordado até por moradores de rua.
No dia da tragédia americana, Paul taxiava no aeroporto JFK, e de lá viu tudo que aconteceu com as Torres Gêmeas. Naquele momento ele sentiu que algo precisaria ser feito. O show foi uma mensagem política - que não é muito o forte de Macca -, mas acima de tudo foi uma homenagem honesta e sincera ao povo americano, que o artista tanto estima. Vale a pena conferir.
The Love We Make: EUA/ 2011/ 91 min/ Direção: Albert Maysles, Bradley Kaplan/ Elenco: Rusty Anderson, Jon Bon Jovi, David Bowie, Jim Carrey, Eric Clapton, Bill Clinton, Sheryl Crow, Billy Crystal, Leonardo DiCaprio, Harrison Ford, Mick Jagger, Abraham Laboriel Jr.