Parece que o mestre Werner Herzorg não consegue mais interagir de forma plena com o cinema no campo ficcional. Enquanto filmes como "My Son, My Son, What Have Ye Done" não agradam a crítica e passam desapercebidos pelo público, seus documentários estão cada vez melhores - veja "O Homem Urso", "Encounters at the End of The World" e "A Caverna dos Sonhos Perdidos".
Em "Into the Abyss - A Tale of Death, A Tale of Life", o cineasta alemão explora uma história que pode ser medida igualmente por sua complexidade e morbidez. Em outubro de 2001, os jovens Michael Perry e Jason Burkett foram presos por um triplo homicídio ocorrido em Conroe, Texas. Como o próprio título explica, Perry foi condenado a morte e Burkett condenado a prisão perpétua.
O caso então é dissecado através do ponto de vista de todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente no crime, mas não apenas isso, a obra explora também o efeito devastador que as repetidas execuções causam na vida daqueles que lidam diretamente com elas na prisão. Carcereiros e padres que passam os últimos momentos com os condenados, tanto vivos como mortos.
Mesmo fugindo do melodrama, Herzorg (com sua personalidade um tanto quanto perturbadora, diga-se de passagem) vai fundo em suas entrevistas, principalmente com Michael Perry, que na ocasião seria executado em oito dias (esta foi a última entrevista concedida por ele). Em certos momentos fica difícil não se comover ao ver homens e mulheres chorando por seus entes queridos, mas a principal motivação do filme é investigar a fundo uma história, nada mais.
E uma coisa que podemos concordar é que a geração de 2001 de Conroe foi extremamente problemática. O lugar devia ser um pedaço do inferno na Terra. Praticamente todos os entrevistados, que não eram policias, já haviam sido presos, sofrido brutais tentativas de assassinato, passaram por problemas com álcool, drogas ou tinham parentes presos por crimes graves. Mesmo as vítimas tinham esse perfil. Enquanto entrevistava Jason Burkett na cadeia, Herzorg descobre que o pai do rapaz está preso em uma outra ala, cumprindo três penas que contabilizam ao menos 40 anos, e que um outro filho Burkett também está encarcerado por aqueles lados. A filha da vítima Sandra Stotler (irmã do também assassinado Adam Stotler) conta que perdeu quase toda sua família em apenas 6 anos, entre suicídios, atropelamentos de trem e assassinatos. Histórias simplesmente inacreditáveis.
Um dos intuitos de "Into the Abyss – A Tale of Death, A Tale of Life" é gerar discussão em torno da pena capital. Mesmo Herzorg declarando abertamente que é contra, os fatos e declarações de parentes das vítimas servem para colocar peso extra de um lado da balança. E o público vai caminhando nesta corda bamba de verdades e sentimentos. Em um primeiro momento, quando vemos Michael Perry de 28 anos – que mais parece um garoto do que um homem - somos compelidos, de imediato, a ter piedade do mesmo. Quando os fatos vem à tona, e a banalidade do caso é exposta, a piedade acaba desaparecendo. Depois a criação dos jovens ganha relevância: eles foram abandonados, os pais estavam presos, eles nunca tiveram uma oportunidade real de conquistar algo na vida e por aí vai. Temos então mais elementos na balança, mas isso no final pouco importa na verdade. O Texas não vai deixar de ser o Texas de uma hora para outra. As pessoas continuarão a ser executadas por lá e ponto final.
Conseguindo coletar depoimentos surpreendentes, Werner Herzorg constrói uma precioso documento que analisa a condição humana quando levada ao seu limite, como ela lida com a morte e o tempo que lhe resta desta existência. Definitivamente o diretor escolheu um caso interessante, que se bifurca a cada entrevista, mas o assustador é pensar que este é apenas mais um caso. De acordo com um dos carcereiros entrevistados – que cuidava de todos os arranjos, desde a última refeição até o enterro do individuo –, só ele já havia participado de pelo menos 125 execuções com injeção letal. Após ver uma mulher ser executada, pela primeira vez em sua vida, e se lembrar que horas antes ela lhe agradeceu por sua última refeição, ele teve um colapso nervoso, pediu demissão e hoje repudia a pena de morte. Este é um filme importante e que deve ser visto.
Into the Abyss - A Tale of Death, A Tale of Life: EUA, Inglaterra, Alemanha/ 2011/ 107 min/ Direção: Werner Herzorg/ Elenco: Fred Allen, Jason Burkett, Melyssa Burkett, Michael Perry, Adam Stotler