Sem Segurança Nenhuma (Safety Not Guaranteed)

Em 1997, o funcionário John Silveira, da revista Backwoods Home Magazine, inventou um anúncio (em forma de piada) que procurava um acompanhante para uma viagem no tempo. O anúncio dizia:

"PROCURA-SE: Alguém para voltar no tempo comigo. Isto não é uma piada. P.O. Box 322, Oakview, CA 93022. Você será pago depois de voltarmos. Precisa trazer suas próprias armas. A segurança não é garantida. Eu fiz isso apenas uma vez."

A brincadeira se tornou um sucesso arrasador. Alguns entenderam a piada e se divertiram com ela, outros pensaram se tratar de um sujeito que realmente acreditava no que estava falando, já outros... compraram a ideia do cara. 

De acordo com Silveira (leia aqui), muitos anos depois de ter escrito o anúncio, ele ainda recebia correspondências de diversos lugares do mundo (incluindo da Antártida) que buscavam mais informações sobre a tal viagem no tempo. 

E diante deste curioso acontecimento, o diretor Colin Trevorrow, junto ao roteirista Derek Connolly (ambos novatos e com poucos trabalhos no currículo), foram os encarregados de trazer a história para a ficção, adicionando mais humor a receita, e acrescentando também uma ternura melancólica, que serve para retratar o simbolismo deste recrutamento que mais parece uma fuga da realidade. 

Nasce então o indie "Sem Segurança Nenhuma". Nele acompanhamos a trajetória da jornalista estagiária Darius, uma garota triste, com severas crises psicológicas/existências, e dona de uma personalidade irritantemente retraída. Só que certo dia, em uma reunião de pauta, ela acaba sendo uma das escolhidas para auxiliar o repórter Jeff em uma caçada ao dono de um tal anúncio estranho de sua revista, que cita viagem no tempo e por aí vai. 

A missão então seria averiguar qual é a do cara. Se ele realmente acredita naquilo tudo, porque ele quer viajar no tempo, se ele tem as próprias armas mesmo?? Ou seja, confirmar se ele é um lunático de verdade.

E o time de jornalistas acaba encontrando o sujeito (que se chama Kenneth). Arisco e extremamente sistemático, ele só aceita conversar com Darius, por se identificar com a mesma no quesito olho no olho. E é justamente aí que começa uma profunda relação de amizade entre os dois, e consequentemente, certa aceitação mútua de ideias e valores. 

A produção da fita traz os influentes nomes de Peter Saraf e dos irmãos Duplass como destaque. O primeiro é ligado a excelentes projetos, como "Pequena Miss Sunshine", "Uma Vida Iluminada" e "Adaptação", e a dupla de irmãos já dirigiu os ótimos "Cyrus" e "Jeff, Who Lives at Home". Mark Duplass também interpreta o estranho viajante Kenneth, realizando um bom trabalho com ele. 

Já a protagonista Darius é vivida pela sempre desconfortável Aubrey Plaza. A atriz, que já trabalhou em "Tá Rindo de Que?", "Scott Pilgrim Contra o Mundo" e na hilária série "Parks and Recreation", se encontra em uma justa ascensão, tudo devido ao seu tom diferenciado para o humor: uma mistura de apatia juvenil com morbidez cretinizante. Um trabalho excepcional.

Temos ainda a participação de Jake Johnson (da série "New Girl") interpretando o "experiente" jornalista Jeff. Sua história paralela é importantíssima para a fluidez do longa, e se resume basicamente na redenção psicológica de um arrogante patogênico vindo da cidade grande (e que dirige um Escalade). Ao se encontrar com um antigo amor, que mora justamente na cidadezinha do interior onde a matéria está sendo averiguada, o mesmo percebe o quão diferente podem ser as razões de se apreciar a vida.

E por último, mas não menos importante, temos o apático nerd Arnau, outro estagiário que serve de escravo para Jeff. O micróbio é um representante supremo de uma grande parcela da geração Y, formada por jovens retraídos, afeminados (de uma forma infantilizada), sempre conectados, mas que nem ao menos conseguem se comunicar com outros seres vivos. 

Quando Darius pergunta para Arnau o porquê de adesivos de fogo em seu laptop, ele responde: "Eu jogo games pesados neste laptop. Ele é muito rápido" - ao dizer de boca cheia essas palavras finais, ele faz um movimento com ambas as mãos, algo caraterístico de rappers, com os dedos polegares, indicadores e médios em formato de armas, se movendo de cima para baixo, uma de encontro ao outra, finalizando em frente ao tórax... Algo extremamente imbecil e hilário - creio que isso descreve bem o personagem.


Em resumo: "Sem Segurança Nenhuma" é uma pequena obra prima independente que usa como base de seu texto uma simbólica história real. O resultado positivo vem do roteiro criativo, singelo e muito bem amarrado de Derek Connolly - que também não se esquece de oferecer humor de qualidade. Já o time de atores entrega (com dedicação) interpretações inspiradas, e o diretor Colin Trevorrow acerta na maioria de suas escolhas, e apesar de se perder no andamento no final do segundo ato, retorna com um desfecho excepcional. Filme altamente recomendado. 

PS: Colin Trevorrow e Derek Connolly estão cotados para o remake da Disney, "O Voo do Navegador", um clássico da Sessão da Tarde.



















Sem Segurança Nenhuma/ Safety Not Guaranteed: EUA/ 2012/ 86 min/ Direção: Colin Trevorrow/ Elenco: Aubrey Plaza, Mary Lynn Rajskub, Jake Johnson, Karan Soni, Mark Duplass, Jeff Garlin, Jenica Bergere, Lynn Shelton, Kristen Bell

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