Video Games: The Movie


#Video Games: The Movie tem uma narrativa pouco prática, mas o tema é suficientemente relevante

Pouco tempo atrás comentei - na crítica do excelente Indie Game: The Movie - que já estava mesmo na hora de documentários sobre o universo gamer surgirem aos montes. 


Afinal, o tema não poderia ser mais relevante: este é um mercado de entretenimento bilionário, que financeiramente deixa super produções hollywoodianas comendo poeira, e que também representa uma incomparável evolução tecnológica de nossa sociedade. 

Seguindo esta lógica, foi lançado o independente Video Games: The Movie, que apesar de não ser perfeito como um todo, vale a pena ser conferido, principalmente por aqueles que são viciados no tema. O diretor novato Jeremy Snead conseguiu reunir entrevistados de peso, verdadeiros pioneiros na arte de se fazer e vender games. É um cast de respeito, que concede uma vida extra para o projeto. 

Tecnicamente o filme não decepciona. A edição final é dinâmica e criativa, montagens com famosas cenas de games surgem a todo momento, e a trilha sonora passeia por clássicos do rock (que servem para exemplificar décadas), até hits eletrônicos pegajosos. Completando os atrativos oferecidos, a narração é feita pelo nerdístico Sean Astin, ator conhecido pelo papel do hobbit Sam, na trilogia O Senhor dos Anéis.



Video Games: The Movie esmiúça as origens dos primeiros protótipos de jogos, questionando quem foi de fato o criador original deste conceito de diversão. Também podemos entender melhor a ascensão da mítica Atari, até sua derradeira queda, que teve como símbolo o fracasso retumbante do jogo E.T. - O Extraterrestre (uma vergonha enterrada no passado da empresa). 


Outro ponto interessante é perceber que, devido a uma necessidade crescente de identificação do público com os jogos, surgiram os complexos personagens da Nintendo. Tempos depois, a força comercial da Sony se revelou arrasadora, arrebatando milhares de novos fãs com seu poderoso Playstation. Coincidentemente, logo em seguida, a Microsoft decidiu entrar na briga com o XBOX. E por aí vai. Todas estas diferentes linhas históricas apresentadas pelo documentário nos guiam até a chegada da nova geração de máquinas: WiiU, XBOX ONE e PS4. 

Vale lembrar que temas paralelos também estão presente, como a eterna polêmica da influência de jogos violentos na sociedade, até a melhor qualidade do ensino quando games são uma opção nas escolas (algo bem contrastante, não é verdade?). 

Só que mesmo sendo este um assunto infinitamente interessante de se acompanhar, Video Games: The Movie comete alguns erros que comprometem o resultado final. O principal deles se encontra no andamento da obra, mais especificamente na montagem de sua timeline

Fica claro que a intenção dos realizadores foi, antes de tudo, estabelecer o presente do universo gamer para assim conseguir investigar seu passado. Só que para isso a narrativa vai e volta no tempo sem cerimônias, pulando décadas na frente para comparar passado com futuro, e vice versa. Essa falta de linearidade da narrativa - que afinal, fala de uma evolução histórica - é no mínimo bem estranha, para não dizer confusa.



Outra fraqueza evidente da produção é a incapacidade de expandir o tema de maneira mais complexa. O foco é voltado quase que exclusivamente para os consoles, sendo que boa parte da trajetória dos games, por exemplo, também passa pelo PC - a evolução da plataforma é citada de maneira insignificante. Isso pode provocar certa frustração, principalmente para quem espera ouvir um pouco mais sobre a importância de clássicos como Doom para o gênero FPS (sim, eu curto muito Doom!). O mesmo acontece com o cenário de games independentes, que é simplesmente lembrado e ganha uma montagem.


Mesmo assim, como foi dito, Video Games:The Movie vale a pena ser visto. O documentário erra feio em algumas opções, mas oferece pontos de vista relevantes, de pessoas aficionadas pelo tema, que estão envolvidas na mídia por trás do mercado. O filme concede também (e principalmente) a palavra aos desenvolvedores, aqueles que ajudaram a fundamentar todo este universo, moldar nossos personagens preferidos, alavancar vendas e projetar empresas para eternidade, e isso é bem maneiro. Recomendado.





Video Games: The Movie: 2014/ EUA / 105 min/ Direção: Jeremy Snead/ Elenco: Sean Astin, Zach Braff, Cliff Bleszinski, Nolan Bushnell, Reggie Fils-Aime, Donald Faison, Al Alcorn, Peter Armstrong

[COLE AQUI]