Os Vingadores (The Avengers)

"Os Vingadores" foi, com certeza, a estreia mais aguardada do ano até agora. E apesar de toda a responsabilidade contida neste dito "épico nerd", o resultado foi definitivamente surpreendente. No entanto, o sucesso da obra não está nas piadas infames de Robert Downey Jr. com seu emblemático Tony Stark (vulgo Homem de Ferro), nem nas curvas da Viúva Negra Scarlett Johansson, ou na fúria do melhor Hulk do cinema até agora, interpretado com perfeição por Mark Ruffalo. Quem merece os aplausos pela bem sucedida união megalomaníaca de "supers" é o diretor e roteirista Joss Whedon

Desde sua indicação fiquei confiante com o que estava por vir. Whedon tem um currículo diferenciado, ele nunca trabalhou tão enfaticamente com o cinemão hollywoodiano, era praticamente um virgem no meio, por assim dizer, sendo que seus grandes projetos foram séries televisivas como "Firefly" e "Buffy: A Caça Vampiros", altamente cultuadas por jovens espinhentos mundo afora. Tá certo, ele ajudou a roteirizar "Toy Story", mas o hype daquela época não era nem uma fração do que existe hoje, e nem os investimentos (estima-se que "Os Vingadores" custou 220 milhões de dólares). No final, foi a conhecida pureza autoral do diretor que trouxe confiança. Havia uma certeza de que ele não iria se corromper.
  
Whedon, acima de tudo, sabe como contar uma história. Escrever bons roteiros é sua missão primordial, e em "Os Vingadores" ele conseguiu: uniu contextos e personalidades, amarrou motivações e ofereceu novas possibilidades, promoveu entretenimento sem ser raso, respeitou seus personagens.

É claro que nem tudo é perfeito na fita. Talvez o Capitão América de Chris Evans tenha ficado um pouco apagado, e o Loki de Tom Hiddleston tenha se mostrado caricato e canastrão em alguns momentos (assim como seu "irmão" Hemsworth), mas mesmo com uma trama e vilão basicamente tirados da cartola, tudo foi bem costurado e consumado, a direção foi minuciosa, o elenco bem conduzido, cenas de ação inesquecíveis, efeitos especiais espetaculares e... o Hulk, o melhor do longa, de longe - sinceramente, Ang Lee e Louis Leterrier deveriam sentir vergonha, pois Whedon fez, com pouquíssimo tempo de cena, o melhor Hulk que o cinema já viu.

De forma inteligente, "Os Vingadores" começa sua trajetória com um inimigo peixe pequeno, guardando para sequência o grande figurão da vez, Thanos, e toda sua fama devastadora de Guerras Infinitas. E novamente, as expectativas são altas. Nem vou recomendar pois você provavelmente já assistiu, afinal, quem não?


























Os Vingadores/ The Avengers: EUA/ 2012/ 143 min/ Direção: Joss WhedonElenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smilders, Stellan Slargasrd, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany

[COLE AQUI]