Kung Fury - Review


Testosterona Nerd Oitentista

É difícil encontrar trabalhos independentes tão criativos e bem feitos como Kung Fury. Idealizado inicialmente como um trailer falso, a fábula do ninja policial que viaja no tempo fez sucesso na internet, e a proposta de um curta-metragem financiado pelo Kickstarter foi muito bem recebida. Mais de 600 mil dólares foram arrecadados. 

Em seus trinta minutos de duração, Kung Fury faz uma homenagem arrasadoramente divertida ao anos 80: a trilha sonora é emblemática (synthwave da dupla Mitch Murder e Lost Years), os símbolos nerdísticos altamente absurdos estão por todos os lados, e a violência requintada, gore, serve de combustível que eleva a testosterona da audiência. 



Como foi dito inicialmente, a história conta as façanhas do detetive Kung Fury, que depois de ser atingindo por um raio, e ser mordido por uma cobra, se torna o mais badass mestre de Kung Fu de todos os tempos, o escolhido. Uma mistura de Bruce Lee + Van Damme + Jason Statham + Marty McFly. Com seu senso de humor apurado e sua sede de justiça, ele é praticamente indestrutível. 

O grande vilão do curta é também o grande vilão do mundo, ninguém menos que Adolf Hitler, ou melhor dizendo, Kung Führer. Para vencer esta batalha, Kung Fury viaja pelo o espaço-tempo, e com a ajuda de seus amigos Hackerman, Thor, Triceracop, Barbariana e Katana, enfrentará quantos nazistas forem necessários para alcançar o maquiavélico líder supremo.



O projeto foi idealizado pelo sueco David Sandberg, da produtora Laser Unicorns. Ele dirigiu, roteirizou e interpretou o protagonista Kung Fury  o cara manda muito bem nas artes marciais. É certo dizer que o roteiro funciona mais como uma plataforma de exibição para todo o conceito visual orquestrado, por isso, hora ou outra, o andamento meio que engasga, mas isso não chega a prejudicar a experiência. 

O elenco é composto basicamente por amadores, mas conta com participações interessantes, como Jorma Taccone interpretando Hitler –o ator é mais conhecido por sua parceria com a galera insana do Lonely Island –, e também David Hasselhoff, que dublou a voz do Hoff 9000, o computador de bordo do lamborghini de Kung Fury – uma referência ao seriado A Supermáquina. Hosselhoff ainda estrelou um clipe musical, cantando o hit que gruda na cabeça, True Survivor.



Mas o grande mérito de Kung Fury é definitivamente sua qualidade técnica. Toda a temática oitentista chama atenção, desde o aspecto de fita cassete danificada, até a cenografia e figurinos. Os efeitos especiais são incríveis, quase inacreditáveis por algum motivo, e as frenéticas sequências coreografadas demonstram a dedicação e atenção aos detalhes dos realizadores.  

Como o próprio vídeo de promoção do Kickstarter explicou, todo o trabalho de filmagem, edição e efeitos especiais foi feito de maneira praticamente artesanal. Na cena da delegacia, por exemplo, os policiais presentes foram inseridos digitalmente, e Sandberg teve de filmá-los separadamente, pois contava com apenas um uniforme na época. Enfim, táticas de guerrilha de uma equipe pequena e obviamente inspirada.



Resumindo, e repetindo o que disse inicialmente: é difícil encontrar um curta independente tão inovador e que seja tão bem feito como Kung Fury. Esta é uma pequena pérola das comédias de artes marciais, em que o protagonista encarna o mais puro espírito sayajin, cavalga num T-Rex, enfrenta fliperamas assassinos, faz amizade com guerreiras viking, que carregam metralhadoras giratórias e Uzis... Ou seja, muita coisa pra falar de algo com apenas 30 minutos de duração. 

Lembrando que (e isso é o melhor de tudo), a obra foi disponibilizada gratuitamente na internet. Então confira logo abaixo Kung Fury na íntegra, e também o clipe da música True Survivor.

Saiba mais sobre Kung Fury no Site OficialFique atento agora no mais que interessante Hardcore (Veja mais no Indiegogo)





Kung Fury: Suécia/ 2015 / 30 min/ Direção: David Sandberg/ Elenco: David Sandberg, Jorma Taccone, Leopold Nilsson, Andreas Cahling, Erik Hörnqvist, Eleni Young, Helene Ahlson, David Hasselhoff

[COLE AQUI]