Hitchcock

"Hitchcock" apresenta a história por trás de um dos maiores clássicos do cinema de horror.

No momento da prisão do psicopata Ed Gein, o gênero de horror basicamente renasceu nos cinemas. Em sua casa no Wisconsin, o assassino colecionava crânios, e os usava como tigelas de sopa. Abajures, meias e assentos de cadeiras eram feitos de pele humana, havia também cintos compostos de mamilos, uma caixa cheia de vulvas, e claro, o corpo de sua mãe (ou o que restou dele) ainda se encontrava por lá. Todas estas atrocidades revelaram-se simplesmente apetitosas demais para o intelecto do lendário cineasta Alfred Hitchcok, que viu no livro de Robert Block, "Psicose" (inspirado no caso Ed Gein), o resumo perfeito desta ópera assustadora. 

Em "Hitchcock", filme dirigido por Sacha Gervasi (do excelente documentário "Anvil: The Story of Anvil") e roteirizado por John J. McLaughlin (que tem "Cisne Negro" no currículo), acompanhamos de maneira ficcional os bastidores desta que se tornou a mais famosa obra do mestre do suspense. Só que, ousando ir além, o texto ainda explora as angústias e obsessões do diretor naquele conturbado período de sua carreira, e tenta sintetizar o relacionamento dele com a esposa Alma Reville, que foi uma peça fundamental para o êxito profissional do marido.



A semelhança dos personagens foi um fator perseguido com tenacidade pela produção, e o resultado mostrou-se eficiente. É difícil ligar a imagem de Hitchcock ao ator Anthony Hopkins, que, debaixo de uma elaborada maquiagem, e inspirado pelo perfil genuinamente caricato do diretor, desapareceu sob sua pele. Scarlett Johansson e James D'Arcy também ficaram muito parecidos com Janet Leigh e Anthony Perkins (astros centrais de "Psicose"), e não decepcionaram com suas interpretações. No elenco temos ainda as ótimas participações de Michael Sthuhlbarg, como o dedicado empresário Lew Wasserman, e Helen Mirren, como a tolerante esposa Alma - o trabalho meticuloso da atriz britânica é destaque na obra.

Embora o conflito criado entre Hitchcock e sua esposa seja supérfluo e exagerado (o ciúme, o regime e a falta de afeição), ele serve a um propósito: tirar o diretor de sua zona de conforto, o que fatidicamente intensifica a pressão enfrentada naqueles dias de filmagens. Cobranças vinham de todos os lados. Sua batalha com a censura, por exemplo, envolvia uma absurda discussão sobre o vaso sanitário em que a personagem Marion elimina evidências: aparentemente isto nunca havia sido filmado antes, "e ainda mais dando descarga" - absurdos puritanistas dos EUA nos anos sessenta.



Os demais elementos abordados revelam-se instigantes, ainda que modelados por muita licença poética. Temos uma interessante análise da fixação de Hitchcock por suas protagonistas (sempre loiras, belíssimas e misteriosas), e também toda a audácia do diretor que, mesmo depois de um grande sucesso como "Intriga Internacional", teve de produzir "Psicose" de maneira independente (um verdadeiro papelão orquestrado pela Paramount). Suas conversas ilusórias com Ed Gein fazem de ambos deturpados amigos compreensivos, e a montagem simbólica das filmagens e cenas históricas é um prato cheio para os admiradores do mestre. Enfim, elementos que dão profundidade dramática ao homem de aparência inabalável, aproximando-o assim do público.

Em resumo: "Hitchcok" consegue, de maneira agradável, homenagear quatro importantes ícones do cinema mundial: o primeiro foi o assassino Ed Gein, pois sem ele não existiriam Norman Bates, Leatherface, Buffalo Bill, entre muitos outros. Em seguida vem a digna glorificação de Alma Riville, uma parceira multifuncional que acertava arestas de roteiros e dirigia quando necessário - a famosa cena da escada foi conduzida por ela. Em terceiro, temos uma convincente personificação de Hitchcock, com seus defeitos e qualidades expostos honestamente. E por fim, aquele que é considerado um dos maiores clássicos do cinema de horror e mistério: "Psicose". Mesmo com alguns problemas, vale muito a pena conferir.






Hitchcock: EUA/ 2012/ 98 min/ Direção: Sascha GervasiElenco: Anthony Hopkis, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Danny Huston, Toni Collette, Michael Stuhlbarg, Jessica Biel, James D'Arcy, Kurtwood Smith

[COLE AQUI]